Showing 3 results

Archival description
João Teles de Meneses entail archive
Print preview View:

Will

DOCUMENTO/DATA DE INSTITUIÇÃO: testamento aprovado em 1668-06-18, Santa Cruz. Tabelião: Domingos Coelho de Atouguia. Abertura: 166[8?]-06-22.
ENCARGOS (ANUAIS): uma missa cantada e dois mil réis à Misericórdia de Santa Cruz, sendo metade para missas e a outra metade para os pobres do hospital. Em 1803 (f. 64 a 67), breve de composição de encargos pios. Em 1827 já se tomam contas de acordo com a sentença de redução, não inclusa no processo.
BENS VINCULADOS: terça dos bens imposta num serrado sito no Campo de Santa Catarina, em Santa Cruz. Em 1813-07-30 (fl. 70) procede-se ao sequestro das novidades de vinho e trigo desta fazenda, então administrada por Pedro Agostinho de Vasconcelos.
SUCESSÃO: a terça dos bens é deixada à mulher, depois ao filho Manuel Teles, caso não tivesse herdeiros ficaria ao neto Manuel, filho de seu filho António Teles.
ADMINISTRADOR EM 1669 (data da 1.ª quitação): o filho Manuel Teles de Meneses.
ÚLTIMO ADMINISTRADOR: Pedro Agostinho Teixeira de Vasconcelos.
Outras informações do testamento (f. 3 a 5):
ENTERRAMENTO: igreja do Salvador, Santa Cruz.
TESTEMUNHAS: padre Manuel Escórcio de Madureira, beneficiado da igreja matriz do Salvador; Francisco Tavares Drumond; Manuel Escórcio Drumond; Pedro Drumond de Vares; Pedro Moniz de Meneses; António Luís de Olival; António de Araújo de Carvalho, todos moradores na vila de Santa Cruz.

Meneses, João Teles de (flor.1668)