Showing 3 results

Archival description
Guiomar Ferreira entail archive
Print preview View:

Will (extract)

DOCUMENTO/DATA DE INSTITUIÇÃO: consta somente a verba do testamento, sem data (f. 60 a 61 v.º).
ENCARGOS (ANUAIS): missa cantada com ladainha e responso sobre a sepultura da testadora, na igreja da Ribeira Brava, pela esmola de um cruzado. Em 1796 (f. 93-98) o administrador D. José de Brito obtém componenda de redução de pensões em atraso.
REDUÇÃO DE ENCARGOS: por sentença de 1819-02-09 (f. 257-279 do processo de capela de João Mendes de Brito e mulher), as pensões desta capela e as outras administradas por António Saldanha da Gama são reduzidas à pensão anual de 70.000 réis à Misericórdia do Funchal (vd. despacho do juiz do Resíduo na f. 107 v.º, a ordenar a averbação ao processo desta redução).
BENS VINCULADOS: terça dos bens, que importou em 511.702 réis, segundo o documento “Pagamento à terça de Guiomar Ferreira” (f. 61 v.º-62). Em bens imóveis, são apenas referidos a terça de um lugar na Fajã da Ribeira Brava e um foro de 2.500 réis pago por Gaspar Gonçalves, (não se mencionado onde está imposto).
SUCESSÃO: terça dos bens seria usufruída pelos filhos Gaspar de Vilela e Isabel de Vilela «as comerão em suas vidas», nomeando depois o neto Antão Vilela de Castelo Branco, filho de Gaspar de Vilela, e os seus descendentes em linha direita. Caso não tivesse herdeiros ficaria à neta Guiomar Ferreira, também filha de Gaspar de Vilela.
ADMINISTRADOR EM 1592, data da primeira quitação (f. 3-49): o neto Antão Vilela de Castelo Branco, morador no lugar da Ribeira Brava. Em 1608 é administrador António Correia Henriques.
ÚLTIMO ADMINISTRADOR: Francisco Correia Herédia.

Ferreira, Guiomar ([before 1592])

Account of the administration

Autos de contas da capela de Guiomar Ferreira, com vários documentos referentes à tomada de contas, incluindo a verba de testamento, datados entre 1608 e 1863.

Henriques, António Correia (flor.1608)