Showing 3 results

Archival description
Catarina Leme entail archive
Print preview View:

Will

DOCUMENTO/DATA DE INSTITUIÇÃO: testamento aprovado em 1634-01-30.
ENCARGOS (ANUAIS): seis missas rezadas pelas Chagas de Cristo.
REDUÇÃO DE ENCARGOS: a sentença de redução do bispo D. Joaquim Ataíde, datada de 1819-09-11 (fl. 90-91), reduz as capelas administradas por Luís Dória a 25.000 réis anuais às religiosas capuchas do convento das Mercês para cantar um ofício de defuntos com missa cantada.
BENS VINCULADOS: terça dos bens não identificados no testamento e processo.
SUCESSÃO: nomeia o filho clérigo António da Silva de Meneses, por seu falecimento ficaria à irmã D. Isabel, depois o filho ou filha primogénito; não tendo herdeiros ficaria ao outro filho Jorge.
OUTROS VÍNCULOS DE CAPELA: a testadora institui outro vínculo de capela imposto no lugar da Ribeira de Gonçalo Álvares, com encargo de três missas de Natal e seis missas nas sextas-feiras da Quaresma, e que deixa igualmente à filha D. Isabel.
PRIMEIRO E ÚLTIMO ADMINISTRADORES: o filho padre António da Silva de Meneses, depois a outra filha D. Isabel, mulher de Irvão Teixeira Dória; Luís Teixeira Dória.
Outras informações do testamento (f. 2 a 4).
FILHOS: padre António da Silva de Meneses; D. Isabel; Jorge; Fernão de Morais (a quem deixa as meias terças de seus pais).
ESCRAVOS: deixa a mulata Maria à filha D. Isabel.
ENTERRAMENTO: convento de São Francisco, na sepultura dos […] e Câmaras.
LITERACIA: a testadora pede ao tabelião Francisco Rodrigues de Araújo que conclua a redação do testamento e o assinasse, uma vez que se encontrava muito fraca e não podia fazê-lo.
QUITAÇÕES DE PAGAMENTOS de missas e tomadas de contas (1591-1819, 1820-1829) (fl. 10-93, 99)

Leme, Catarina (flor.1634)