Showing 3 results

Archival description
Manuel Gomes; Joana Pires entail archive
Print preview View:

Will

DOCUMENTO/DATA DE INSTITUIÇÃO: testamento (f. 4-5) aprovado após a morte do testador, em 1651-11-20, pelo juiz ordinário do cível e crime da vila da Calheta, Brás Ferreira, na sequência de uma inquirição de testemunhas, na qual ficou provado que o testador fizera o testamento na posse das suas faculdades, e que por motivo de doença e de morar longe não houvera tempo de chamar o escrivão.
ENCARGOS (ANUAIS): uma missa em dia de João Baptista.
BENS DO VÍNCULO: fazenda no Lombo das Urzes e dois pedaços de terra nos Castanheiros, Fajã da Ovelha.
SUCESSÃO: nomeia a mulher Joana Pires; o mau estado de conservação não permite perceber a forma de sucessão, contudo, em 1682, presta contas desta capela a filha Ana Gomes (f. 19).
PRIMEIRO ADMINISTRADOR: a mulher.
ÚLTIMO ADMINISTRADOR: o ajudante José Gomes Ferreira.
Outras informações do testamento (f. 4-5):
Freguês da Fajã da Ovelha.
TESTEMUNHAS: Manuel Gomes Neto, que assina pelo testador; João Rodrigues Forte; Inácio Gonçalves; João da Costa Pereira; Belchior Rodrigues “o Moço”; Pedro Afonso Geraldes; Pedro Rodrigues Neto.
Outros documentos:
F. 3-9 – Carta de sentença emitida em 1651-12-13, que inclui o testamento (f. 4-5) e a inquirição de testemunhas realizada em 1651-10-31, sobre a veracidade do testamento do instituidor Manuel Gomes. Testemunhas inquiridas: João Gomes Neto, de 46 anos, aproximadamente; Pedro Gonçalves, filho de António Pires, morador na Fajã da Ovelha, de 20 anos, aproximadamente; Pedro Rodrigues Neto, morador na Maloeira; Belchior Rodrigues, filho de Belchior Rodrigues; João Rodrigues Forte, de cerca de 27 anos; Inácio Gonçalves, moço do licenciado João da Costa Pereira, de cerca de 25 anos; o dito licenciado João da Costa Pereira, de cerca de 32 anos.
F. 48 – Sentença do juiz dos Resíduos, datada de 1779-09-13, a ordenar a notificação do administrador para, no termo de oito dias sob pena de sequestro, declarar os sítios e confrontações dos bens desta capela, bem como para exibir o testamento na sua posse, uma vez que o título constante no princípio destes autos apresentava-se roto e dilacerado.

Gomes, Manuel (flor.1651)