Showing 3 results

Archival description
Maria de Freitas; Simão de Mendonça e Vasconcelos
Print preview View:

Will

DOCUMENTO/DATA DE INSTITUIÇÃO: verba do testamento (fl. 3-4, 61 a 64 v.º) feito em 1578-03-30, por António do Rego. O primeiro traslado feito em 1616-04-28 por Roque Ferreira Drumond, o segundo traslado em 1792.
MOTIVOS DA FUNDAÇÃO: a verba do testamento refere ser esta a última e derradeira vontade da testadora.
ENCARGOS (ANUAIS): cinco missas anuais rezadas na igreja de Nossa Senhora da Conceição de Machico, duas ao Santíssimo Sacramento e três a Nossa Senhora, com responsos sobre sua sepultura.
ENTERRAMENTO: igreja de Nossa Senhora da Conceição da vila de Machico.
SUCESSÃO: a filha Maria “que ora pari”, depois seu filho ou filha que ela nomeasse; na falta de sucessão, a administração da capela passaria para a confraria de Jesus da vila de Machico.
BENS VINCULADOS: terça dos bens imposta na vinha do lugar de Gaula que herdou de seu pai, e “cabendo-me mais se tomara (…) em outra mais aonde me couber”.
ADMINISTRADOR EM 1580-11-22, data da primeira quitação: o marido; segue-se na administração a filha D. Maria de Mendonça e o marido desta, Filipe Moniz Barreto.
ADMINISTRADOR EM 1685-10-22: uma nota na folha de rosto, refere que António Nunes Machado possuía a a fazenda desta capela, que estava onde chama o Verdelho, freguesia de Gaula.
ÚLTIMO ADMINISTRADOR: Conde de Carvalhal.
OUTROS DOCUMENTOS:
F. 48 v.º - 49 - Termos, datados de 1763 e 1764, de como o filho de Miguel da Mata, morador em Gaula, entregou nestes anos 4.100 réis do foro de oito alqueires de trigo e 2 frangos.

Freitas, Maria de (flor.1578)