We've redirected you to the first page of results. To avoid using vast amounts of memory, AtoM limits pagination to 10,000 records. To view the last records in the current result set, try changing the sort direction.

Showing 4 results

Archival description
Simão Teixeira de Ossuna
Print preview View:

Will

DOCUMENTO/DATA DE INSTITUIÇÃO: testamento aprovado em 1670-01-25, pelo tabelião António Dias de Lira, aberto em 1670-03-23. Codicilo datado de 1670-05-18. Abertura: 1670-05-23.
ENCARGOS (ANUAIS): seis missas no oitavário de Nossa Senhora da Conceição. Em 1817, componenda de legados pios (f. 41-46 v.º).
BENS VINCULADOS: uma nota na folha 1A refere que a pensão é imposta na Fajã do Mar, freguesia do Arco da Calheta.
SUCESSÃO: nomeia a mulher, sua herdeira universal, com a obrigação acrescida de alimentar a irmã do testador, D. Mariana, «que nam tem juízo», herdando ainda os bens da referida enteada; suceder-lhe-ia um parente varão da geração do instituidor, à escolha da mulher. Caso esta não nomeasse o sucessor «per descuido», determina que metade dos bens ficasse à prima D. Isabel, mulher de Pedro de Andrade Berenguer e a outra metade a D. Mecia de França, filha de sua tia Ângela – disposição esta revogada no codicilo, designando como herdeira da outra metade dos bens a sobrinha D. Inês de Ossuna, filha de seu primo João de Ossuna. Na falta de descendência de uma das partes, passaria à outra.
ADMINISTRADOR/PRESTADOR DE CONTAS em 1684, data da primeira quitação (f. 12): Francisco Biart.
ÚLTIMO ADMINISTRADOR: João Agostinho Figueiroa Albuquerque e Freitas.
Outras informações do testamento (f. 2 a 10 v.º):
DADOS BIOGRÁFICOS: casado com D. Maria, sem filhos. Freguês de São Brás do Arco da Calheta. Irmã: D. Mariana.
LITERACIA: sabe ler e escrever, contudo, pede ao licenciado Manuel de Araújo de Sousa que redija e assine consigo o testamento.
ENTERRAMENTO: caso faleça na vila da Calheta, «estando o tempo capas de ir barquo com o meu corpo» seria enterrado no convento de São Francisco do Funchal, na sepultura dos avós, que está entre o altar de Santo António e a Senhora da Soledade. Caso o tempo não estivesse favorável seria sepultado na sua capela de Nossa Senhora da Ajuda.
PROPRIEDADES: refere terras na Fajã do Mar do Arco da Calheta; declara que arrematou a Fajã por dívida de seu pai.
TESTAMENTEIROS: capitão Pedro de Andrade de Berenguer; capitão Francisco Pardo de Figueiroa; Henrique Moniz. No codicilo nomeia como testamento o primo João de Ossuna.
TESTEMUNHAS: Inácio Cabral Catanho e seu filho Nicolau Teixeira; Licenciado António da Silva, médico, morador na cidade do Funchal; padre Pedro Gomes Maciel; Manuel Rodrigues de Chaves; António Fernandes, marinheiro; Manuel Pereira, serralheiro.
F. 1A – No primeiro auto de contas, datado de 1730, menciona-se que a conta é tomada ao capitão João de Figueiroa e Andrade, o qual mandou denunciar o administrador por não haver autos da capela neste juízo.

Ossuna, Simão Teixeira de (d.1670)