Identity area
Reference code
Title
Date(s)
- 1594-02-19 (Creation)
Level of description
Item
Archival reference
ABM-JRC-106-02
Context area
Creator/ accumulator
Entail/ Vínculo
Archival history
Immediate source of acquisition or transfer
Content and structure area
Scope and content
DOCUMENTO/DATA DE INSTITUIÇÃO: testamento (f. 2-6 v.º) aprovado em 1594-02-19 nas suas casas de morada na cidade do Funchal, pelo tabelião público de notas por el-rei nesta cidade e seu termo, Francisco Cardoso. Traslado de 1796.
MOTIVOS DA FUNDAÇÃO: doente numa cama; não sabia a hora em Deus seria servido de chamá-la; «temendo a estreita conta que me ha de ser pedida» (f. 2).
ENCARGOS PERPÉTUOS: o primeiro administrador nomeado seria obrigado a meio anal de missas no convento de São Francisco, e a partir daí quem houvesse a sua fazenda mandaria dizer um anal de missas «e pagara o preço em que hoje estão reduzidas as capelas» (f. 4).
REDUÇÃO DE ENCARGOS: na folha de rosto do processo (em 1796), acrescenta-se que as missas seriam pagas por 19.000 réis. A informação do procurador do Resíduo (f. 20), esclarece que, pela redução de 1814-03-20, esta capela ficou anexa à capelania de Nossa Senhora da Vitória, que tem a obrigação de vinte missas anuais por esta e outros instituidores. Em 1819-01-28 (f. 22-28) o administrador João Carvalhal Esmeraldo Vasconcelos Bettencourt obtém indulto apostólico de componenda das pensões caídas das capelas que administra.
SUCESSÃO: nomeia o marido Henrique de Bettencourt e Vasconcelos, seu herdeiro universal, depois os filhos deste, se os tivesse; não os tendo, ficaria a quem o marido deixasse, conquanto que fosse parente de ambos.
BENS VINCULADOS: deixa ao marido toda a sua fazenda «todo o que lhe posso deixar» com o dito encargo.
OUTROS VÍNCULOS: nomeia o marido na terça de seu pai; deixa a terça de sua irmã D. Isabel à prima D. Madalena, mulher de João Rodrigues Neto, e por sua morte ao filho Henrique.
ÚLTIMO ADMINISTRADOR: Conde de Carvalhal.
OUTRAS INFORMAÇÕES DO TESTAMENTO (f. 2 a 6 v.º):
ENTERRAMENTO: convento de São Francisco com sua mãe, manda que se compre uma sepultura para seus jazigos.
VESTES/OUTROS LEGADOS: deixa uma vasquinha de seda preta à filha de Francisco Moniz da Câmara e de Fernão de Macedo; à moça Maria Gonçalves deixa um retalho de pano para uma vasquinha; à sua ama da Ribeira Brava deixa um alqueire e meio de pão em cada mês e um sainho; a outra velha que vive em sua casa, permite que aí permaneça e lhe deem de comer; deixa 300 réis a Nossa Senhora dos Remédios da Quinta (f. 3 v.º).
ESCRAVOS: liberta a escrava Gridónia, na condição de servir o marido enquanto permanecesse solteira.
TESTEMUNHAS: os fidalgos Martim Gonçalves de Andrade, João de Bettencourt de Vasconcelos, António de Andrade, Martim Mendes de Vasconcelos, João Rodrigues Neto, Pedro de Bettencourt Freitas; Mateus Ferreira, barbeiro, todos moradores na cidade do Funchal.
LITERACIA: assina o testamento, que fora redigido por Jorge de Andrade Correia.
OUTROS DOCUMENTOS:
F. 22 a 28 - Traslado do indulto apostólico de componenda de pensões caídas, datado de 1819-01-28, e obtido pelo administrador João de Carvalhal Esmeraldo.
Appraisal, destruction and scheduling
Accruals
System of arrangement
Conditions of access and use area
Conditions governing access
Conditions governing reproduction
Language of material
- Portuguese
Script of material
Language and script notes
Physical characteristics and technical requirements
Finding aids
Allied materials area
Existence and location of originals
Existence and location of copies
Related units of description
Notes area
Note
Document inserted in an account of the administration, 1796-1869, in PT-ABM-JRC-106-02.
Alternative identifier(s)
Access points
Subject access points
Place access points
Name access points
Genre access points
Description control area
Digital identifier
Institution identifier
Rules and/or conventions used
INTERNATIONAL COUNCIL ON ARCHIVES – ISAD(G): General International Standard Archival Description: adopted by the Committee on Descriptive Standards, Stockolm, Sweden, 19-22 September 1999. 2nd ed. Ottawa: CIA/CDS, 2000. ISBN 0-9696035-5-X
DIREÇÃO GERAL DE ARQUIVOS; PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO; GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007, 325 p.
Status
Draft
Level of detail
Partial
Dates of creation revision deletion
2022.05.22; 2023.04.20; 2024.10.15
Language(s)
Script(s)
Sources
Archivist's note
FB (MBM); FB (AML); FB (AML)