Identity area
Reference code
Title
Date(s)
- 1645-05-07 (Creation)
Level of description
Item
Archival reference
ABM-JRC-107-09
Context area
Creator/ accumulator
Creator/ accumulator
Entail/ Vínculo
Archival history
Immediate source of acquisition or transfer
Content and structure area
Scope and content
DOCUMENTO/DATA DE INSTITUIÇÃO: testamento (f. 2-7 v.º) feito em 1645-05-07, codicilo (f. 7 v.º-9 v.º) em 1649-03-14, ambos aprovados pelo notário Manuel da Silva Ferreira. Traslado de 1796 (não inclui a aprovação e abertura).
MOTIVOS DA FUNDAÇÃO: a testadora encontrava-se muito enferma; não sabia o que Deus Nosso Senhor de si faria; descarrego de sua consciência; dispor de sua última vontade.
ENCARGOS PERPÉTUOS (anuais): quatro missas celebradas na Sé do Funchal, sendo duas no altar de Nossa Senhora do Rosário e outra no altar de Jesus (duas por sua alma e outra pelo seu marido), a última missa acrescentada no codicilo sem particular devoção.
REDUÇÃO DE ENCARGOS: a informação do procurador do Resíduo (f. 29 v.º), esclarece que, pela redução de 1814-03-20, esta capela ficou anexa à capelania da Lombada, com pensão de uma missa anual. Em 1819-01-28 (f. 32-38) o administrador João Carvalhal Esmeraldo Vasconcelos Bettencourt obtém indulto apostólico de componenda das pensões caídas das capelas que administra.
SUCESSÃO: nomeia o marido Francisco de Bettencourt Correia, por falecimento deste a terça dos seus bens seria dividida: três partes ficariam à filha D. Ana, casada com Francisco de Bettencourt de Sá, e por morte daquela à sua filha e neta da testadora D. Guiomar, com pensão de três missas anuais; não tendo Guiomar uma filha ficaria a terça ao filho macho, não o tendo passaria à segunda filha do neto D. Francisca, seguindo na linha direita de preferência feminina «buscando sempre a filha». A quarta parte da terça ficaria ao seu filho André de Bettencourt e seus filhos com encargo de uma missa anual; na falta de sucessão, passaria sucessivamente aos netos D. Leonor e Pedro. Caso não houvesse descendência, a quarta parte da terça juntar-se-ia à administração da restante terça.
BENS VINCULADOS: terça dos seus bens, não especificados. A terça nunca seria dividida, nem vendida, e andaria inteira numa só pessoa que cumprisse os seus encargos, em forma de morgado (f. 7).
ÚLTIMO ADMINISTRADOR: Conde de Carvalhal.
OUTRAS INFORMAÇÕES DO TESTAMENTO (f. 2 a 9 v.º):
Irmã da Santa Casa da Misericórdia do Funchal.
FILHOS: D. Ana, mulher de Francisco de Bettencourt de Sá; André de Bettencourt; Francisco de Morais.
Menciona o genro Diogo de Bettencourt.
ENTERRAMENTO: Sé do Funchal, defronte do altar de Nossa Senhora do Rosário, em sepultura pertencente ao marido.
ESCRAVOS: confirma a doação da mulatinha Joana à neta D. Leonor, filha de Diogo de Bettencourt; liberta o escravo Miguel, criado em sua casa, determinando a doação de 10.000 réis e a colocação num ofício “para que seja homem”; permaneceria na companhia do marido e depois encomenda-o ao filho André de Bettencourt para o ter em sua casa (f. 5). Os demais escravos são do marido e ele faria com eles o que quisesse.
JOIAS: peças de ouro, um cofre encourado e dois pequenos pertencentes à neta D. Leonor; duas gargantilhas de ouro, umas contas de ouro grandes que deu à neta D. Leonor para o seu “roçal de aljôfar”; uma cadeia de ouro ou anel de pedra branca para o neto Pedro de Bettencourt, filho de Francisco de Morais.
VESTES E ROUPAS DE CASA: dois vestidos de seda para a neta D. Leonor; a Catarina, moça de sua casa, deixa um fato com o seu manto, saio e saia; a Ana Gonçalves que a serviu deixa uma saia, um saio e um gibão daqueles que a testadora traz por casa; ao filho André de Bettencourt deixa dois travesseiros com almofadinhas lavradas de vermelho.
MÓVEIS: a D. Leonor deixa ainda uma alcatifa grande, dois guardamesins e um oratório novo; duas caixas grandes de cedro pertencentes ao filho Diogo de Bettencourt.
LITERACIA: a testadora não sabe escrever, o testamento e codicilo foi redigido por Sebastião de Teives, que assinou a seu rogo.
OUTROS DOCUMENTOS:
F. 32 a 38 - Indulto apostólico de componenda de pensões caídas, datado de 1819-01-28, com beneplácito régio, obtido pelo administrador João de Carvalhal Esmeraldo.
Appraisal, destruction and scheduling
Accruals
System of arrangement
Conditions of access and use area
Conditions governing access
Conditions governing reproduction
Language of material
- Portuguese
Script of material
Language and script notes
Physical characteristics and technical requirements
Finding aids
Allied materials area
Existence and location of originals
Existence and location of copies
Related units of description
Notes area
Note
Document inserted in an account of the administration, 1796-1869, in PT-ABM-JRC-107-09.
Alternative identifier(s)
Access points
Subject access points
Place access points
Name access points
Genre access points
Description control area
Digital identifier
Institution identifier
Rules and/or conventions used
INTERNATIONAL COUNCIL ON ARCHIVES – ISAD(G): General International Standard Archival Description: adopted by the Committee on Descriptive Standards, Stockolm, Sweden, 19-22 September 1999. 2nd ed. Ottawa: CIA/CDS, 2000. ISBN 0-9696035-5-X
DIREÇÃO GERAL DE ARQUIVOS; PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO; GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007, 325 p.
Status
Draft
Level of detail
Partial
Dates of creation revision deletion
2022.06.03; 2024.10.15
Language(s)
Script(s)
Sources
Archivist's note
FB (MBM); FB (AML)