Identity area
Reference code
Title
Date(s)
- 1613-02-19 (Creation)
Level of description
Item
Archival reference
ABM-JRC-111-06
Context area
Creator/ accumulator
Entail/ Vínculo
Archival history
Immediate source of acquisition or transfer
Content and structure area
Scope and content
DOCUMENTO/DATA DE INSTITUIÇÃO: testamento (f. 2 v.º-8) aprovado em 1613-02-19, nas casas de morada do testador na cidade do Funchal; codicilo (f. 8-11) aprovado em 1614-03-15, ambos aprovados pelo tabelião António Ferreira, tabelião por el-rei nesta cidade e seu termo; aberto em 1614-03-22, na presença do juiz ordinário Simão Acciaioly de Vasconcelos.
MOTIVOS DA FUNDAÇÃO: o testador encontrava-se doente «destas pernas» (f. 3); não sabia quando Nosso Senhor seria servido de o levar para Si; descargo de sua consciência.
ENCARGOS (ANUAIS): uma missa mensal rezada e uma cantada em dia da sua festa na sua capela de Nossa Senhora da Glória, sita na ribeira dos Melões, Campanário, pedindo, ainda, que «me sustente a capella»; 10.000 réis anuais à Confraria do Senhor dos Passos do Colégio para a procissão. No codicilo salvaguarda-se que, caso a procissão se extinga, tal quantia seria aplicada no casamento de órfãs.
SUCESSÃO: mulher D. Isabel de Vasconcelos, «para que fasa della o que quizer e isto por obrigacoens que lhe tenho de anos que lhe devo e muitas dívidas velhas que paguei com os rendimentos da fazenda de ambos» (f. 4 v.º).
BENS VINCULADOS: toda a sua fazenda que se achar, móvel e de raiz.
OUTROS BENS VINCULADOS: [outra capela instituída pelo testador] i) fazenda do falecido irmão António Andrade de Couto que deixa à sua mulher D. Isabel de Vasconcelos, com encargo de três missas rezadas (duas ditas onde estava enterrado o instituidor e uma pelo irmão), depois ficaria aos pobres do Hospital com o mesmo encargo. [vínculos administrados pelo instituidor] 1) fazenda de raiz que lhe deixou sua primeira mulher D. Cecília deixa ao sobrinho João de Couto Bettencourt, filho de seu irmão Francisco de Couto Teixeira, por ser parente de «entre ambos» e conforme determinados no seu testamento; ii) terça do sogro Nicolau de Barros deixa ao mesmo sobrinho; iii) terça de Rui Dias de Aguiar “que ficou” ao Santíssimo Sacramento da Ribeira Brava, deixa-a à mulher Isabel de Vasconcelos.
ADMINISTRADOR em 1791, data da primeira quitação (f.12): Jorge Correia de Vasconcelos.
Em 1826 (f. 101) presta contas como novo administrador João de Carvalhal Esmeraldo, que sucede ao morgado Luís Correia Acciaioly.
ÚLTIMO ADMINISTRADOR : Conde de Carvalhal.
Outras informações do testamento e codicilo (f. 2 v.º a 11):
TESTEMUNHAS do testamento: Pedro Gomes; António Dias da Silva; Domingos Lopes; Manuel Mendes, estudante; Sebastião Tavares de Brito, estudante; Álvaro Afonso, filho de Francisco Gonçalves Moreno; Manuel Nunes, estudante, todos moradores na cidade do Funchal.
TESTEMUNHAS do codicilo: Manuel de Andrade; Licenciado Simão Acciaiolly de Vasconcelos; António Dias da Silva; Bento Lopes, estudante; João Moreira, estudante; Manuel Nunes, estudante, todos moradores na cidade do Funchal.
ENTERRAMENTO: convento de São Francisco, na minha sepultura.
LITERACIA: o testador não podia escrever mas assina, testamento redigido por Pedro Gomes.
Appraisal, destruction and scheduling
Accruals
System of arrangement
Conditions of access and use area
Conditions governing access
Conditions governing reproduction
Language of material
- Portuguese
Script of material
Language and script notes
Physical characteristics and technical requirements
Finding aids
Allied materials area
Existence and location of originals
Existence and location of copies
Related units of description
Notes area
Note
Document inserted in an account of the administration, 1791-1869, in PT-ABM-JRC-111-06.
Alternative identifier(s)
Access points
Subject access points
Place access points
Name access points
Genre access points
Description control area
Digital identifier
Institution identifier
Rules and/or conventions used
INTERNATIONAL COUNCIL ON ARCHIVES – ISAD(G): General International Standard Archival Description: adopted by the Committee on Descriptive Standards, Stockolm, Sweden, 19-22 September 1999. 2nd ed. Ottawa: CIA/CDS, 2000. ISBN 0-9696035-5-X
DIREÇÃO GERAL DE ARQUIVOS; PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO; GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007, 325 p.
Status
Draft
Level of detail
Partial
Dates of creation revision deletion
2022.06.09; 2024.10.16
Language(s)
Script(s)
Sources
Archivist's note
FB (MBM); FB (AML)