Item 001a - Will

Identity area

Reference code

VINC005360 GCFC EA/001a

Title

Will

Date(s)

  • 1633-04-09 (Creation)

Level of description

Item

Archival reference

ABM-JRC-113-05

Context area

Creator/ accumulator

(flor.1633)

Biographical history

See related AD

Creator/ accumulator

(flor.1633)

Biographical history

See related AD

Archival history

Immediate source of acquisition or transfer

Content and structure area

Scope and content

DOCUMENTO/DATA DE INSTITUIÇÃO: testamento de mão comum aprovado em 1633-04-09, redigido por Manuel Gomes Barreto, morador no lugar do Porto Moniz. É o testamento original, com assinatura dos testadores. Codicilo datado de 1635.
MOTIVOS DA FUNDAÇÃO: não sabem a hora em que Deus seria servido de os levar; quiseram fazer esta cédula «ambos em hua vontade» (f. 4).
ENCARGOS (ANUAIS): seis missas rezadas, três por cada instituidor, em honra e louvor das Chagas de Cristo, ditas por todo o mês de março; um saco de trigo de foro para reparo do altar de Nossa Senhora do Socorro que está na ermida de Santa Maria Madalena do Porto Moniz e uma botija de azeite à ermida de Nossa Senhora da Anunciação onde os testadores se mandam enterrar.
REDUÇÃO DE ENCARGOS: a sentença de redução, emitida em 1819-09-17 (f. 65 a 107) por D. frei Joaquim de Menezes Ataíde, vigário apostólico da diocese do Funchal, reduz as capelas administradas por D. Maria de Ornelas à pensão anual de 70.000 réis à Misericórdia do Funchal.
SUCESSÃO: nomeiam o cônjuge sobrevivo, depois a filha Maria de França, na condição de esta não casar com parente até o terceiro grau; caso o fizesse, então as terças seriam repartidas pelos outros três filhos. O codicilo parece alterar alguma destas condições, porém, o mau estado do mesmo não permite tal averiguação.
BENS VINCULADOS: terças dos seus bens, que estariam sempre juntas, impostas na Fajã do Barro e Cova Grande, entendendo-se toda a Fajã do Barro, vindo da Ribeira da Janela até cima com a terra que compraram a Luís da Costa e Nuno Gonçalves.
OUTROS VÍNCULOS: terça da mãe e sogra Joana Fernandes, com encargo de duas missas anuais no altar de Santo António da igreja de Santa Maria Madalena.
PRIMEIRO ADMINISTRADOR: o marido.
ÚLTIMO ADMINISTRADOR : Agostinho de Ornelas de Vasconcelos.
OUTRAS INFORMAÇÕES DO TESTAMENTO (f. 4 a 10):
FILHOS DOS TESTADORES: três machos e uma fêmea, Maria de França, maiores de 25 anos. Um dos filhos nomeados é António de França.
IRMÃS DA TESTADORA: D. Filipa e D. Joana.
ENTERRAMENTO: na capela de Nossa Senhora da Anunciação, onde estava seu sogro e pai João Rodrigues da Câmara.
LITERACIA: [...] (test.º em péssimo estado de conservação)
OUTROS DOCUMENTOS:

  • F. 37 a 40 - Informação fornecida em 1735-01-26 pelo vigário do Porto Moniz, Paulo Vieira Jardim, extraída dos livros da igreja de nossa Senhora da Conceição do Porto do Moniz:
  • Relativamente aos testadores Gonçalo de Castro e mulher Filipa da Câmara: ele falecera em 1636-09-27 e ela em 1635-12-27, ermida de Santa Maria Madalena; quanto à ermida de Nossa Senhora da Anunciação onde se mandam enterrar, o vigário esclarece «esta ermida se demoliu totalmente neste freguezia e só existe o campus ubi na freguezia dos Canhas se erigio hua pera onde se dizem se
    transmutou esta ou o seu painel não sei se foi por provisão de el-rei o do Resíduo mas se o azeite he perpétuo e respeitava as sepulturas como estas se achão na capela de Santa Maria Madalena parece que a esta se deve pagar(…)».
  • Relativamente aos instituidores Isabel de Barros e marido João Rodrigues da Câmara, ela falecera em 27-02-157[?], enterrou-se na capela da Anunciação, deixou a terça ao marido e por falecimento deste às enteadas, Maria da Câmara e Filipa da Câmara.
  • Refere não ter notícia do testamento de Manuel de Castro e França, o Velho, e de João Rodrigues da
    Câmara, que poderiam ter falecido no Estreito da Calheta.
  • Também lhe dizem que João Rodrigues da Câmara morreu no Estreito da Calheta; o que lhe consta pelo
    livro de contas da Confraria de Nossa Senhora da Conceição, é que, desde o ano de 1687, os herdeiros
    de António Gonçalves “o Lança” ( também chamado de António Afonso “o Lança dos Moinhos”) lhe pagam
    200 réis de foro.
  • Tem notícia de um João Rodrigues da Câmara, desta freguesia (do Porto Moniz) que faleceu na freguesia da Calheta a 21-04-1584, casado com D. Branca, a quem deixou a sua terça e a de sua mãe com encargo de seis missas rezadas na sua capela, três por intenção de cada. Bens da terça da mãe: imposta no foro da Ribeira Funda e Fajã das Contreiras, no serrado defronte da casa, cascos, granéis e o quinhão dos montados. Bens da terça de João Rodrigues da Câmara: as suas casas, no terço de Rui Lopes e no Ilhéu de Câmara de Lobos. Esclarece que esta D. Branca não parece ser a D. Branca que faleceu em 31-08-1599 e deixou a sua fazenda à irmã D. Helena, com pensão de duas missas.
  • D. Helena de Carvalho, viúva de João de Valdavesso, falecera em 25-02-1639. Deixou várias capelas.
  • Joana Fernandes, viúva, faleceu em 22-08-1636 e mandou enterrar-se no seu altar de Santo António em Santa Maria Madalena. Deixou a terça à neta Maria de França, com encargo de duas missas na igreja onde fosse enterrada.

Appraisal, destruction and scheduling

Accruals

System of arrangement

Conditions of access and use area

Conditions governing access

Conditions governing reproduction

Language of material

  • Portuguese

Script of material

Language and script notes

Physical characteristics and technical requirements

Finding aids

Allied materials area

Existence and location of originals

Existence and location of copies

Related units of description

Related descriptions

Notes area

Alternative identifier(s)

Access points

Subject access points

Place access points

Name access points

Genre access points

Description control area

Digital identifier

PT/ABM/JRC/001/0006/00007

Institution identifier

Rules and/or conventions used

INTERNATIONAL COUNCIL ON ARCHIVES – ISAD(G): General International Standard Archival Description: adopted by the Committee on Descriptive Standards, Stockolm, Sweden, 19-22 September 1999. 2nd ed. Ottawa: CIA/CDS, 2000. ISBN 0-9696035-5-X
DIREÇÃO GERAL DE ARQUIVOS; PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO; GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007, 325 p.

Status

Draft

Level of detail

Partial

Dates of creation revision deletion

2022.06.15; 2024.10.16

Language(s)

Script(s)

Sources

Archivist's note

FB (MBM); FB (AML)

Accession area

Related subjects

Related people and organizations

Related genres

Related places