Identity area
Reference code
Title
Date(s)
- 1587-06-01 (Creation)
Level of description
Item
Archival reference
ABM-JRC-124-02
Context area
Creator/ accumulator
Entail/ Vínculo
Archival history
Immediate source of acquisition or transfer
Content and structure area
Scope and content
DOCUMENTO/DATA DE INSTITUIÇÃO: testamento aprovado em 1587-[06]-01 pelo tabelião João Barreto Fraguedo.
ENCARGOS (ANUAIS): catorze missas (sendo que dez das missas seriam da responsabilidade do sobrinho António Afonso, em sua vida, por herdar um lugar na Calheta, que após a sua morte seria incorporado na terça); 10$000 réis e dez alqueires de trigo em vida de Violante Dias, tia do testador; ainda vinte e cinco alqueires de trigo em vida de Joana Rodrigues, mulher do testador (dez alqueires pagos por João Rodrigues de Florença e quinze alqueires pagos pela mulher do alfaiate João Anes e por Sebastião Gonçalves). Uma quitação de 1592-07-20 (f. 5-6) acresce a esta última obrigação sete alqueires e meio de centeio.
REDUÇÃO DE ENCARGOS: por sentença de 1818-12-14 (f.55-83,) as capelas administradas pelo Visconde de Torre Bela são reduzidas à seguinte pensão: missa aos domingos e dias santos (90 missas) celebrada por um capelão por 100.000 réis anuais; três missas de Natal por 2.400 réis; obras da capela do Carmo do Funchal conforme determinado pelo instituidor Manuel Martins Brandão; a capela de D. Isabel Bettencourt é reduzida a duas tochas para a igreja de Câmara de Lobos e duas tochas para São Bernardino.
BENS VINCULADOS: vários foros que lhe pagam e o remanescente da terça “toma” na ribeira de Santa Luzia. À terça juntar-se-ia um lugar na Calheta que deixou ao sobrinho António Afonso, apenas em sua vida, com o encargo das dez missas.
SUCESSÃO: designa o filho João Gonçalves de Abreu. Em 1614 (f. 25) já é administrador Pêro de Florença, seu herdeiro.
PRIMEIRO ADMINISTRADOR: o filho João Gonçalves de Abreu.
ÚLTIMO ADMINISTRADOR: Visconde de Torre Bela.
Outras informações do testamento (f. 1 a 3 v.º):
Morada do testador: quinta abaixo da igreja de Nossa Senhora do Monte.
ENTERRAMENTO: igreja do Espírito Santo da Calheta ou mosteiro de São Francisco, se falecer no Funchal, e “não fiser mar pera me llevarem”.
ESCRAVOS: os escravos que tem de Violante de Florença deixa aos filhos «porque são seus».
LEGADOS: a João Gonçalves 40.000 réis e a sua irmã Isabel Dias 10.000 réis e a Leonor Fernandes 20.000 réis; às irmãs do testador deixa 20.000 réis.
TESTEMUNHAS: Gaspar Fernandes Preto, morador no Campanário; João Afonso, caldeireiro de melar; Pêro Gonçalves, hortelão; João Simão, guarda da ribeira; Diogo Al[…], trabalhador; Domingos Jorge; Bento Gonçalves, todos moradores nesta cidade.
Outros documentos:
F. 12 – Certidão extraída do livro de defuntos da Calheta, de como Mecia Afonso, tia do vigário António Afonso, faleceu em 1590-05-30.
F. 48 v.º-49 – Auto de reforma de contas desta capela, datado de 1708-06-06, onde se alude somente ao encargo de 10 missas anuais. Porém, na sentença de redução acima mencionada, diz-se que a pensão desta capela é de catorze missas em cada ano.
Appraisal, destruction and scheduling
Accruals
System of arrangement
Conditions of access and use area
Conditions governing access
Conditions governing reproduction
Language of material
- Portuguese
Script of material
Language and script notes
Physical characteristics and technical requirements
Finding aids
Allied materials area
Existence and location of originals
Existence and location of copies
Related units of description
Notes area
Alternative identifier(s)
Access points
Subject access points
Place access points
Name access points
Genre access points
Description control area
Digital identifier
Institution identifier
Rules and/or conventions used
INTERNATIONAL COUNCIL ON ARCHIVES – ISAD(G): General International Standard Archival Description: adopted by the Committee on Descriptive Standards, Stockolm, Sweden, 19-22 September 1999. 2nd ed. Ottawa: CIA/CDS, 2000. ISBN 0-9696035-5-X
DIREÇÃO GERAL DE ARQUIVOS; PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO; GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007, 325 p.
Status
Draft
Level of detail
Partial
Dates of creation revision deletion
2022.07.22; 2024.10.18
Language(s)
Script(s)
Sources
Archivist's note
FB (MBM); FB (AML)