Item 003a - Will

Identity area

Reference code

VINC002106 MMB EA/003a

Title

Will

Date(s)

  • 1682-10-01 (Creation)

Level of description

Item

Archival reference

ABM-JRC-120-02

Context area

Creator/ accumulator

(d.1682)

Biographical history

See related AD

Entail/ Vínculo

Archival history

Immediate source of acquisition or transfer

Content and structure area

Scope and content

DOCUMENTO/DATA DE INSTITUIÇÃO: testamento (f. 304 a 310 v.º) aprovado em 1682-10-01 pelo tabelião António Lopes Rocha. Abertura: 1682-10-03. O vínculo já estava determinado na escritura de dote e morgado feita em 1661-02-25 (f. 311 a 316 v.º), na qual o instituidor atribui um dote de 30.000 cruzados e todos os seus bens, após o seu falecimento, a sua sobrinha D. Antónia Brandão, filha do capitão Pedro Gonçalves Brandão, e seu noivo Inácio de Bettencourt.
ENCARGOS (ANUAIS): quatro capelanias de missas celebradas na igreja do Carmo por quatro frades carmelitas, taxadas a 200 mil reis que lhe é obrigado a pagar o Conde de Vimioso ou seus procuradores; ainda a obrigação de celebrar uma missa cantada com vestuário em dia de Nossa Senhora do Carmo e de reparar e ornamentar a referida capela. REDUÇÃO DE ENCARGOS: em 1818-12-14 (f. 328-357), as capelas administradas pelo Visconde de Torre Bela são reduzidas à seguinte pensão: missa aos domingos e dias santos (90 missas) celebrada por um capelão por 100.000 réis anuais; três missas de Natal por 2.400 réis; obras da capela do Carmo do Funchal conforme determinado pelo instituidor Manuel Martins Brandão; a capela de D. Isabel Bettencourt é reduzida a duas tochas para o igreja de Câmara de Lobos e duas tochas para São Bernardino.
SUCESSÃO: não tem herdeiros forçosos. Nomeia na administração da capela que institui na igreja de Nossa Senhora do Carmo o sobrinho Inácio de Bettencourt e sua mulher e sobrinha D. Antónia Brandão, seus herdeiros universais, sucedendo-lhe seus filhos; não tendo descendentes, designa Henrique Henriques de Noronha, assistente na Universidade de Coimbra.
BENS VINCULADOS: Doações à Ordem do Monte Carmelo: duzentos mil réis anuais; um sítio comprado a Rui Acciaioly; quatro celas, um refeitório e uma cozinha a edificar junto à referida igreja de Nossa Senhora do Carmo.
ADMINISTRADOR/ PRESTADOR DE CONTAS em 1687, data da primeira quitação: D. Isabel Brandão.
ÚLTIMO ADMINISTRADOR: Visconde de Torre Bela.
Outras informações do testamento:
ESCRAVOS: liberta os servos Paulo e António e deixa-lhes 100$000 réis, acrescentando «lhes não deixo mais porque me parece que morro pobre».
IRMÃOS: Pedro Gonçalves Brandão (falecido), Maria Brandão e Isabel Brandão.
TESTEMUNHAS do testamento: padre cura João Ferreira de Vasconcelos; padre altareiro da Sé, Roque Martins Rocha; Diogo Rodrigues, mercador, e seu filho Diogo Rodrigues de Sousa; Rui Gomes de Macedo; Manuel Rodrigues da Costa; Domingos Rodrigues Barreto.
Outros documentos:
F. 301 - Embargos interpostos em 1775 pela administradora D. Ana Rosa Vilhena de Carvalhal Esmeraldo.
Apenso (52 f.): conjunto de quitações referentes aos anos de 1757 a 1780, apresentadas pelos administradores António João Correia Henriques Brandão e D. Ana Rosa de Vilhena Carvalhal Esmeraldo.

Appraisal, destruction and scheduling

Accruals

System of arrangement

Conditions of access and use area

Conditions governing access

Conditions governing reproduction

Language of material

  • Portuguese

Script of material

Language and script notes

Physical characteristics and technical requirements

Finding aids

Allied materials area

Existence and location of originals

Existence and location of copies

Related units of description

Related descriptions

Notes area

Alternative identifier(s)

Access points

Subject access points

Place access points

Name access points

Genre access points

Description control area

Digital identifier

PT/ABM/JRC/001/0010/00010

Institution identifier

Rules and/or conventions used

INTERNATIONAL COUNCIL ON ARCHIVES – ISAD(G): General International Standard Archival Description: adopted by the Committee on Descriptive Standards, Stockolm, Sweden, 19-22 September 1999. 2nd ed. Ottawa: CIA/CDS, 2000. ISBN 0-9696035-5-X
DIREÇÃO GERAL DE ARQUIVOS; PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO; GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007, 325 p.

Status

Draft

Level of detail

Partial

Dates of creation revision deletion

2022.07.25; 2024.10.17

Language(s)

Script(s)

Sources

Archivist's note

FB (MBM); FB (AML)

Accession area

Related subjects

Related people and organizations

Related genres

Related places