Item 001a - Will

Identity area

Reference code

VINC001462 AC EA/001a

Title

Will

Date(s)

  • 1612-06-13 (Creation)

Level of description

Item

Archival reference

ABM-JRC-116-03

Context area

Creator/ accumulator

(d.1612)

Biographical history

See related AD

Entail/ Vínculo

Archival history

Immediate source of acquisition or transfer

Content and structure area

Scope and content

DOCUMENTO/DATA DE INSTITUIÇÃO: testamento aprovado em 1612-06-13, aberto em 1612-07-13. Tabelião: Sebastião de Teives.
ENCARGOS (ANUAIS): duas missas rezadas no convento de São Francisco, passando para seis missas caso o vínculo ficasse na linha de sucessão da sobrinha [Joana Mendes], filha de sua prima Antónia Coelha (porém, em vários documentos, tomam-se contas de apenas três missas anuais: no 1.º vol., a partir de 1646 referem-se as seis missas, no 2.º vol., referem-se as três missas até 1789, a partir desta data as seis missas). Uma informação do encarregado do cartório das capelas, datada de 1842-02-11 (2.º vol., f. 30), refere que esta e outras capelas do comendador João José de Bettencourt e Freitas, foram reduzidas à pensão anual de uma missa rezada e um responso.
BENS VINCULADOS: fazenda da Ribeira Grande, freguesia de Santo António.
FORMA DE SUCESSÃO: quando casaram, a testadora e o marido dotaram um ao outro as suas terças, ao “que vivo ficasse”. Com o consentimento do marido, nomeia logo o irmão Gonçalo Coelho, com a obrigação das duas missas anuais, sucedendo-lhe um dos seus filhos, qual quisesse, seguindo a linha direita; caso não tivesse filhos, a terça tornaria ao marido da testadora e, por morte, deste herdaria a fazenda vinculada a sobrinha, filha de sua prima Antónia Coelha e de Afonso Vaz da Corte, com o encargo de seis missas anuais; suceder-lhe-ia o filho Nicolau, e na falta de geração ficaria ao Hospital, com a pensão de nove missas.
PRIMEIROS ADMINISTRADORES/PRESTADORES DE CONTAS: o irmão Gonçalo Coelho (que cumpre as duas missas anuais até 1619), depois António Pacheco Pereira, casado com Joana Mendes, filha de Antónia Coelho; segue-se na administração Jerónimo Vieira da Corte.
ÚLTIMO ADMINISTRADOR: João José de Bettencourt e Freitas.
Outras informações do testamento (fl. 3-6 v.º)
O marido “foi cazado outra vez e tem feito enventario”, porém ainda não se tinham feito partilhas.
ENTERRAMENTO: convento de São Francisco, na capela dos avós. Manda fazer um frontal para esta capela, que valha ao menos 10$000 réis.
LEGADOS AOS ESCRAVOS: 10.000 réis a cada uma das escravas Maria, Mecia e Luzia, somente após a morte do marido; 5.000 réis ao escravo Estêvão para ser colocado num ofício, se “parecesse bem” ao marido. Determina, ainda, a alforria da negrinha que comprara, após a morte do marido, na condição de ter “procedido onrradamente”, não o fazendo ficaria ao irmão Gonçalo Coelho.
TESTEMUNHAS: Gonçalo Aires Ferreira; Pedro Moniz Barreto; Luís Meireles de Gamboa; António de Barcos de Arruda; Luís Gonçalves, barqueiro; António Gonçalves Viana; Pedro Gonçalves, sapateiro, filho de Amador Gonçalves, sapateiro, moradores na cidade do Funchal.
Outros documentos:
1.º vol., f. 1 - Em 1613-09-13, presta contas desta capela Joana Rodrigues, mãe de João Gonçalves de Abreu, marido da testadora, “por helle ser falecido da vida presente”. Consequentemente, é citado António Barrradas, boticário, como testamenteiro de seu filho.
1.º vol., f. 21/21 v.º - Quitação de frei João Coelho, vigário da capela do convento de São Francisco do Funchal, de como João Gonçalves de Abreu mandou fazer um frontal no valor de 10$405 réis. Segue-se a lembrança do que custou o frontal, que Gaspar Lopes mandou fazer em Lisboa.
1.º vol., f. 23 - Quitação de Gonçalo Coelho, datada de [1613]-04-20, de como está entregue e empossado de todos os bens de raiz e das terças e demais bens partíveis que lhe ficarão de sua irmã Antónia Coelho.
1.º vol., f. 25 - Quitação de Antónia Coelho, viúva, de como recebeu um vestido que sua prima Antónia Coelho deixara a sua filha Joana Mendes. Quitação de 1612-08-15, assinada pelo filho António Coelho.
1.º vol., f. 68-70 - Breve de composição de missas e outros legados não cumpridos, obtido por D. Francisca Inácia Madalena Correia Henriques em 1798.
2.º vol, f. 22 - Quitação de frei António da Conceição, comissário das capelas, datada de 1695-11-09, de como Jerónimo Vieira da Corte é o administrador desta capela de Antónia Coelho “em que manda esta defuncta que na sua capella de N. Senhora da Encarnação lhe digam três missas rezadas para sempre”. A quitação tem a seguinte anotação: “Ant.ª Coelha, sogra de Ant.º Pacheco Tavares”.

Appraisal, destruction and scheduling

Accruals

System of arrangement

Conditions of access and use area

Conditions governing access

Conditions governing reproduction

Language of material

  • Portuguese

Script of material

Language and script notes

Physical characteristics and technical requirements

Finding aids

Allied materials area

Existence and location of originals

Existence and location of copies

Related units of description

Related descriptions

Notes area

Alternative identifier(s)

Access points

Subject access points

Place access points

Name access points

Genre access points

Description control area

Digital identifier

PT/ABM/JRC/001/0008/00004

Institution identifier

Rules and/or conventions used

INTERNATIONAL COUNCIL ON ARCHIVES – ISAD(G): General International Standard Archival Description: adopted by the Committee on Descriptive Standards, Stockolm, Sweden, 19-22 September 1999. 2nd ed. Ottawa: CIA/CDS, 2000. ISBN 0-9696035-5-X
DIREÇÃO GERAL DE ARQUIVOS; PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO; GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007, 325 p.

Status

Draft

Level of detail

Partial

Dates of creation revision deletion

2022.07.25; 2024.10.17

Language(s)

Script(s)

Sources

Archivist's note

FB (MBM); FB (AML)

Accession area

Related subjects

Related people and organizations

Related genres

Related places