Item 001a - Will

Identity area

Reference code

VINC005410 BN EA/001a

Title

Will

Date(s)

  • 1569-04-30 (Creation)

Level of description

Item

Archival reference

ABM-JRC-127-07

Context area

Creator/ accumulator

(flor.1569)

Biographical history

See related AD

Entail/ Vínculo

Archival history

Immediate source of acquisition or transfer

Content and structure area

Scope and content

DOCUMENTO/DATA DE INSTITUIÇÃO: testamento de mão comum aprovado em 1569-04-30. Tabelião: Gaspar Gonçalves.
ENCARGOS (ANUAIS): duas missas e meia rezadas e uma cantada no convento de São Francisco. Em 1803 (f. 56-60) breve de composição de encargos pios.
REDUÇÃO DE ENCARGOS: de acordo com declaração do encarregado do cartório, José Maria Rodrigues, datada de 1841-09-07 (f. 96 v.º), as capelas desta casa foram reduzidas a 20.000 réis pagos ao Seminário desta província, constando a sentença de redução dos autos da capela de Francisco d'Arja Teixeira.
BENS VINCULADOS: não constam.
SUCESSÃO: Herdeiro de toda a fazenda: a sobrinha Beatriz, filha dos sobrinhos João Nunes e de Guiomar Ferreira, devendo os pais administrar a fazenda até a filha casar. Não tenho a sobrinha sucessão, herdaria a outra sobrinha Maria, filha do mesmo casal. O encargo de cinco missas rezadas e duas cantadas, fixado no testamento de mão comum, é dividido pela metade e as capelas dos instituidores seguem um diferente ramo de administração. Em 1624, a metade da propriedade relativa à capela de Domingos de Braga (que possui a cota atual Cx. 172-1) está arrendada a Francisco de Lima “o Velho”, e a outra metade de Beatriz Nunes a António Nunes de Azevedo. Aliás, no mesmo processo de Domingos de Braga, a f. 24, e em 1611, Pedro Nunes Furtado esclarece junto do Convento de São Francisco que ele era obrigado «a dar conta» da totalidade da capela até 1601, pois a «fazenda andou sempre junta» até esta data. Mas, por morte da sua mulher Beatriz, «está partida pelo meio entre ele e seu pai [João Nunes Cardoso] e sua irmã Maria Henriques, conforme era o testamento».
ADMINISTRADOR/PRESTADOR DE CONTAS em 1624 (data da primeira quitação e do primeiro auto de contas): António Nunes de Azevedo.
ÚLTIMO ADMINISTRADOR: Pedro Agostinho Teixeira de Vasconcelos.
Outras informações do testamento (f. 45 a 53):
Sem herdeiros forçosos. Moradores na freguesia de Santo António, na sua quinta.
IRMÃOS: António Teixeira de Vasconcelos; D. Antónia.
ENTERRAMENTO: mosteiro de São Francisco, Funchal, na sepultura de Nuno Gonçalves, seu pai e sogro.
TESTAMENTEIROS: Lopo Rodrigues e sua mulher Mecia Nunes.
LEGADOS: ao sobrinho João Nunes deixam a fazenda do Pico do Cardo; à moça Marquesa que os serve, deixam 20.000 réis para o seu casamento, na condição de «obediência do que vivo for» e de ser virtuosa.
ESCRAVOS: libertam os escravos Margarida, Luzia, Cecília, Ana, António, Matias e Sebastião, sendo que todos servirão o derradeiro testador com obediência e lealdade; esclarecem que a filha da escrava Luzia é da sobrinha Beatriz da Silva, e que as escravas Francisca e Joana foram deixadas forras por seus pais.
TESTEMUNHAS: padre Francisco Afonso, vigário de Santo António; Francisco Lopes, filho de Álvaro Lopes, falecido; João Nunes, sobrinho do testador; Francisco Anes, lavrador; Manuel Alves, trabalhador e criado dos testadores; Francisco Álvares, também trabalhador.
Outros documentos:
F. 28 - Em 1734, em conta tomada ao administrador capitão Pedro Agostinho de Vasconcelos, este afirma não possuir o testamento e carta de partilhas do testador, informando que os papéis que ficaram de seus pais passaram para o seu tio e tutor, padre Agostinho de Ornelas, e, por seu falecimento, ao segundo tutor, capitão Rodrigo da Costa de Almeida. Acrescenta também desconhecer qual a fazenda vinculada a esta capela.
F. 29 - Termo de juramento dado por Rodrigo da Costa em 1734-12-05, em que também afirma não possuir ou ter notícia dos mesmos papéis e da propriedade afeta à capela.

Appraisal, destruction and scheduling

Accruals

System of arrangement

Conditions of access and use area

Conditions governing access

Conditions governing reproduction

Language of material

  • Portuguese

Script of material

Language and script notes

Physical characteristics and technical requirements

Finding aids

Allied materials area

Existence and location of originals

Existence and location of copies

Related units of description

Related descriptions

Notes area

Alternative identifier(s)

Access points

Subject access points

Place access points

Name access points

Genre access points

Description control area

Digital identifier

PT/ABM/JRC/001/0015/00005

Institution identifier

Rules and/or conventions used

INTERNATIONAL COUNCIL ON ARCHIVES – ISAD(G): General International Standard Archival Description: adopted by the Committee on Descriptive Standards, Stockolm, Sweden, 19-22 September 1999. 2nd ed. Ottawa: CIA/CDS, 2000. ISBN 0-9696035-5-X
DIREÇÃO GERAL DE ARQUIVOS; PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO; GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007, 325 p.

Status

Draft

Level of detail

Partial

Dates of creation revision deletion

2022.08.01; 2024.10.18

Language(s)

Script(s)

Sources

Archivist's note

FB (MBM); FB (AML)

Accession area

Related subjects

Related people and organizations

Related genres

Related places