Identity area
Reference code
Title
Date(s)
- 1584-02-10 (Creation)
Level of description
Item
Archival reference
ABM-JRC-111-04
Context area
Creator/ accumulator
Entail/ Vínculo
Archival history
Immediate source of acquisition or transfer
Content and structure area
Scope and content
DOCUMENTO/DATA DE INSTITUIÇÃO: testamento (f. 46-49) aprovado em 1584-02-10, na vila de Santa Cruz, nas pousadas da testadora, pelo tabelião Domingos Fernandes; aberto em 1584-04-28, em Santa Cruz, a pedido de Pedro Gonçalves Gião, e na presença de João de Ornelas de Moura, juiz ordinário, como vereador mais velho. Tabelião: Domingos Fernandes. Traslado feito cerca de 1685 por António Vaz, escrivão dos órfãos da capitania de Machico.
MOTIVOS DA FUNDAÇÃO: a testadora encontrava-se doente; não sabia quando o Senhor Deus seria servido de a levar; descarrego de sua consciência.
ENCARGOS PERPÉTUOS (ANUAIS): duas missas cantadas por sua alma (uma em dia de Nossa Senhora da Conceição ou no seu oitavário, outra em dia de Nossa Senhora do Rosário ou seu oitavário) e quatro rezadas (duas por sua alma, uma pela alma da mãe da testadora e outra pela filha defunta Isabel), celebradas na igreja do Salvador de Santa Cruz, sendo os encargos repartidos entre as duas herdeiras. Nestes autos prestam-se contas da totalidade de ambos os encargos.
SUCESSÃO: filhas Maria da Câmara e Mecia da Câmara e depois seus filhos, não os tendo ficaria a terça ao outro filho Pedro Gonçalves, depois aos filhos deste, sempre na linha direita.
BENS VINCULADOS: terça de toda a fazenda móvel e de raiz, que seria partida irmãmente. Uma nota inscrita na f. 43 refere que a fazenda encontra-se no Seixo de Santa Cruz.
PRIMEIROS ADMINISTRADORES: a primeira conta é tomada em 1607 (f. 1) a Gaspar Fernandes, alfaiate, procurador da administradora Mecia da Câmara (cf. quitação f. 10-10 v.º, conta dada pelo mesmo procurador). A primeira quitação, de 1594-11-04 (f. 2-2 v.º), é assinada pelo licenciado Manuel Afonso Arrais, mestre-escola, pregador na Sé, provisor e vigário no bispado do Funchal.
Em 1635 (f. 22) é administrador Álvaro de Ornelas Rolim, por sua mulher D. Leonor da Câmara. Em 1642 (f. 339 já administra Jorge Correia Bettencourt, por falecimento da dita D. Leonor da Câmara. Em 1657 (f. 399 é administradora D. Joana da Câmara, como procuradora do irmão Garcia da Câmara. E em 1662 (f. 44) já presta contas João Correia Bettencourt de Vasconcelos.
ÚLTIMO ADMINISTRADOR : Conde de Carvalhal.
Outras informações do testamento (f. 46 a 49):
Outros filhos da testadora: Isabel, falecida, Pedro Gonçalves.
TESTEMUNHAS: Sebastião Correia de Lordelo, que redige o testamento e assina a rogo da testadora; Luís da Câmara de Carvalho, filho de Manuel de Madureira; Francisco Fernandes, ferreiro; André Leite, alfaiate; Gonçalo Baião (?), barbeiro; Francisco Fernandes, moleiro; João Luís, filho de João Luís, pescador, morador na vila de Santa Cruz.
ENTERRAMENTO: capela dos pais na igreja do Salvador, Santa Cruz.
LEGADOS: à ama Águeda Dias 2.000 réis.
LITERACIA. não assina o testamento, mas não se menciona o motivo.
Appraisal, destruction and scheduling
Accruals
System of arrangement
Conditions of access and use area
Conditions governing access
Conditions governing reproduction
Language of material
- Portuguese
Script of material
Language and script notes
Physical characteristics and technical requirements
Finding aids
Allied materials area
Existence and location of originals
Existence and location of copies
Related units of description
Notes area
Alternative identifier(s)
Access points
Subject access points
Place access points
Name access points
Genre access points
Description control area
Digital identifier
Institution identifier
Rules and/or conventions used
INTERNATIONAL COUNCIL ON ARCHIVES – ISAD(G): General International Standard Archival Description: adopted by the Committee on Descriptive Standards, Stockolm, Sweden, 19-22 September 1999. 2nd ed. Ottawa: CIA/CDS, 2000. ISBN 0-9696035-5-X
DIREÇÃO GERAL DE ARQUIVOS; PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO; GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007, 325 p.
Status
Draft
Level of detail
Partial
Dates of creation revision deletion
2023.01.06; 2024.10.16
Language(s)
Script(s)
Sources
Archivist's note
FB (AML); FB (AML)