Identity area
Reference code
Title
Date(s)
- 1560-07-15 (Creation)
Level of description
Item
Archival reference
ABM-JRC-141-02
Context area
Creator/ accumulator
Entail/ Vínculo
Archival history
Immediate source of acquisition or transfer
Content and structure area
Scope and content
DOCUMENTO/DATA DE INSTITUIÇÃO: testamento aprovado em 1560-07-15, no paço dos tabeliães das notas. Tabelião: Gaspar Gonçalves; primeiro traslado de 1567-11-14. O testador faz o testamento «estando de caminho pera Portugual a fazer cousas que muito me cumprem pera lequidasão de minha conta (…) não sabendo o que nesta viagem e caminho me acomtesera».
ENCARGOS (ANUAIS): uma missa na igreja de Nossa Senhora do Calhau com oferta de pão, vinho e candeias, no valor de 40 réis. REDUÇÃO DE ENCARGOS: a sentença do Juiz dos Resíduos, datada de 1775-12-02 (f. 70-70 v.º) reduz a pensão da capela a uma missa de cinco em cinco anos por 150 réis e 50 réis pela oferta. A verba da sentença de redução (f. 89 v.º-90 v.º), incluindo quitações datadas de 16-11-1819 e 07-11-1820, reduz as capelas administradas por D. Ana Berenguer à obrigação de 14.000 réis anuais aos religiosos de São Francisco para um ofício de nove lições com missa por intenção de todos os instituidores.
BENS VINCULADOS: terça dos bens imposta no lugar de vinhas e latadas de malvasia junto São Lazaro “que esta alem da ribeira que vai ter a São Lasaro e parte pela ribeira asima ate entestar com o caminho que vai pera a quinta de Antonio Rabelo de Lima e dahi pelo caminho que vai ter a a ermida de Santa Catrina pera a ermida de São Lasaro ate se entestar outra vez na ribeira (…) mais o movel e raiz que se achar”.
SUCESSÃO: nomeia D. Antónia de Vasconcelos, que «fara dela o que quiser». Pede aos filhos que lhe não “tenhão sobre esta pobre eransa hua deferemsa nem demanda sobre a dita tersa mas antes como mai que os criou lhe deixem a conta da dita tersa as milhores pesas de movel que ela quiser tomar».
ADMINISTRADOR/PRESTADOR DE CONTAS em 1591, data da primeira quitação (f.8-9): Catarina Meireles, nora do instituidor.
ÚLTIMO ADMINISTRADOR: Pedro de Santana, tutor dos filhos órfãos de Diogo Berenguer de França Neto.
Outras informações do testamento (f. 2 a 7):
ENTERRAMENTO: igreja de Nossa Senhora do Calhau, no jazigo de seu pai e de sua mulher D. Mecia, à entrada da capela mor.
MORADA: junto à ermida de São Lázaro, Funchal.
DÍVIDAS/CRÉDITOS: está de partida para Portugal para liquidação de contas da Alfândega do ano de 1547; ficou por arrecadar 36.000 réis de João de Medeiros; de Joana Lopes, viúva de Álvaro Martins, 38.000 réis; refere que foi a Portugal em 1544 para negociar uma dívida que era em parte dos filhos “e andei la sete meses a minha custa pera me não levarem minha fazemda» por 1600 arrobas de açúcar e duzentos mil reis em dinheiro que os filhos deviam desembaraçou metade e ficou setenta mil reis.
PARTILHAS: fez partilhas com o filho Tristão de França e Pêro Brás.
Referência ao cartório de Manuel Fernandes, genro de Marcos Lopes.
LITERACIA: sabe ler e escrever (redige o testamento e assina de seu sinal).
TESTEMUNHAS: Manuel Tavira; Gaspar Gonçalves, Damião Gonçalves e António Lopes, todos notários; Luís de Bairos; António Fernandes, todos moradores na cidade do Funchal e termo.
Appraisal, destruction and scheduling
Accruals
System of arrangement
Conditions of access and use area
Conditions governing access
Conditions governing reproduction
Language of material
- Portuguese
Script of material
Language and script notes
Physical characteristics and technical requirements
Finding aids
Allied materials area
Existence and location of originals
Existence and location of copies
Related units of description
Notes area
Alternative identifier(s)
Access points
Subject access points
Place access points
Name access points
Genre access points
Description control area
Digital identifier
Institution identifier
Rules and/or conventions used
INTERNATIONAL COUNCIL ON ARCHIVES – ISAD(G): General International Standard Archival Description: adopted by the Committee on Descriptive Standards, Stockolm, Sweden, 19-22 September 1999. 2nd ed. Ottawa: CIA/CDS, 2000. ISBN 0-9696035-5-X
DIREÇÃO GERAL DE ARQUIVOS; PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO; GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007, 325 p.
Status
Draft
Level of detail
Partial
Dates of creation revision deletion
2023.01.17; 2024.10.21
Language(s)
Script(s)
Sources
Archivist's note
FB (AML); FB (AML)