Item 012a - Will

Identity area

Reference code

VINC001881 IB EA/012a

Title

Will

Date(s)

  • 1571-12-03 (Creation)

Level of description

Item

Archival reference

ABM-JRC-122-06

Context area

Creator/ accumulator

(d.1561)

Biographical history

See related AD

Entail/ Vínculo

Archival history

Immediate source of acquisition or transfer

Content and structure area

Scope and content

DOCUMENTO/DATA DE INSTITUIÇÃO: testamento aprovado em 1571-12-03 pelo tabelião António Garcia, tabelião público de notas e do judicial no lugar de Câmara de Lobos.
ENCARGOS (ANUAIS): ofício de três lições e quinze tochas de cera amarela “muito bem feitas e de boa sera”, pesando doze arráteis cada uma, doze para o convento de São Bernardino e três para a Igreja de São Sebastião. Por sentença de 1818-12-14 (f. 232-261) as capelas administradas pelo Visconde de Torre Bela são reduzidas à seguinte pensão: missa aos domingos e dias santos (90 missas) celebrada por um capelão por 100.000 réis anuais; três missas de Natal por 2.400 réis, obras da capela do Carmo do Funchal conforme determinado pelo instituidor Manuel Martins Brandão; a capela de D. Isabel Bettencourt é reduzida a duas tochas para a Igreja de Câmara de Lobos e duas tochas para São Bernardino.
BENS VINCULADOS: terça dos bens não referidos.
SUCESSÃO: designa por herdeiro da terça o marido, e por seu falecimento, a filha D. Maria, seguindo-se o seu filho ou filha primogénita. Não tendo herdeiros, ficaria sucessivamente aos outros filhos Jorge Correia e João de Bettencourt, na linha direita do filho macho mais velho.
ADMINISTRADOR EM 1594: o filho Jorge Correia.
ÚLTIMO ADMINISTRADOR: Visconde de Torre Bela.
OUTRAS INFORMAÇÕES (f. 4 a 7).
ENTERRAMENTO: Igreja de São Sebastião de Câmara de Lobos.
ESCRAVOS: liberta a escrava Catarina e as filhas desta, Margarida e Bárbara, na condição de servirem o senhor em sua vida; liberta a escrava Beatriz se esta der 30.000 réis “por si” e servir o seu senhor em sua vida.
TESTEMUNHAS: Manuel Afonso Cortes, que assinou pela testadora; Gaspar Martins; António Rodrigues, ferrador, Amador Álvares, purgador de casas; Pedro Gonçalves, ferreiro; Pedro Álvares; André Lourenço e António Martins, todos carpinteiros e moradores na vila de Santa Cruz, ora estantes no lugar de Câmara de Lobos.
OUTROS DOCUMENTOS:
F. 19 – Notificação a Gaspar Lopes Cortes, na sua quinta acima do convento de São Bernardino, para entregar na cidade, no Juízo do Resíduo, de um dia para outro, sob pena de dez cruzados, os 38 alqueires de trigo do Sr. Jorge Correia Bettencourt. Em resposta, o ora citado diz que estava prestes para os entregar, mas não disponha de sacos nem bestas. Em 1597-08-18.
F. 19 – Notificação a Jorge Vaz, por sua mulher Iria Gonçalves, para entrega de 42 alqueires de trigo do mesmo Jorge Correia Bettencourt. Em 1587-08-18.
F. 20vº - Penhora de 80 alqueires de trigo entregues a [...] Fernandes, criado de Gonçalo Borges, almocreve, para os entregar ao mercador Francisco Rodrigues Pupa. Penhora executada em 1597-08-23 em casa de Ana Ferreira, mulher de Belchior Gonçalves.
F. 115 – 1597-03-2[5], rua dos Mercadores, nas pousadas e loja do mercador Francisco Rodrigues Pupa, confirma a medição do trigo penhorado por um alqueire afilado.

Appraisal, destruction and scheduling

Accruals

System of arrangement

Conditions of access and use area

Conditions governing access

Conditions governing reproduction

Language of material

  • Portuguese

Script of material

Language and script notes

Physical characteristics and technical requirements

Finding aids

Allied materials area

Existence and location of originals

Existence and location of copies

Related units of description

Related descriptions

Notes area

Note

Item 002aa of the entail archive is a another copy of this document (AML).

Alternative identifier(s)

Access points

Subject access points

Place access points

Name access points

Genre access points

Description control area

Digital identifier

PT/ABM/JRC/001/0012/00003

Institution identifier

Rules and/or conventions used

INTERNATIONAL COUNCIL ON ARCHIVES – ISAD(G): General International Standard Archival Description: adopted by the Committee on Descriptive Standards, Stockolm, Sweden, 19-22 September 1999. 2nd ed. Ottawa: CIA/CDS, 2000. ISBN 0-9696035-5-X
DIREÇÃO GERAL DE ARQUIVOS; PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO; GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007, 325 p.

Status

Draft

Level of detail

Partial

Dates of creation revision deletion

2023.04.20; 2024.10.18

Language(s)

Script(s)

Sources

Archivist's note

FB (AML); FB (AML)

Accession area

Related subjects

Related people and organizations

Related genres

Related places