Identity area
Reference code
Title
Date(s)
- 1561-12-24 (Creation)
Level of description
Item
Archival reference
ABM-JRC-241-02
Context area
Creator/ accumulator
Entail/ Vínculo
Archival history
Immediate source of acquisition or transfer
Content and structure area
Scope and content
DOCUMENTO/DATA DE INSTITUIÇÃO: testamento aprovado em 1561-12-24, pelo tabelião do público e judicial da vila de Machico, Duarte de Freitas; aberto em 1562-03-07, estando presentes Luís da Rosa, juiz ordinário da dita vila e Fernando Álvares, ouvidor do eclesiástico.
ENCARGOS (ANUAIS): uma missa cantada em dia de Nossa Senhora da Conceição.
BENS DO VÍNCULO: terça dos bens móveis e de raiz, não especificados no testamento; na folha de rosto e numa quitação de 1625-08-10, diz-se que está imposta na vinha e casa no sítio de São Roque, Machico.
O testador que toda a sua fazenda permaneça mística e se arrende até se pagar as suas dívidas e encargos, sendo administrada pelo testamenteiro, que por tal trabalho poderia tomar 500 réis, fora os 2000 réis que tomaria somente no primeiro ano.
SUCESSÃO: nomeia o neto Pedro de Figueiredo, filho de seu falecido filho Roque de Figueiredo, depois herdaria seu filho ou filha; não os tendo, ficaria aos herdeiros do testador, por linha direita.
ADMINISTRADOR EM 1589-09-26, data da primeira quitação assinada pelo vigário Sebastião Luís (f. 8): Pedro Lopes de Figueiredo, neto do instituidor. Em 1594 é administrador Roque de Figueiredo.
ÚLTIMO ADMINISTRADOR: em 1631 ainda presta contas Roque de Figueiredo. De acordo com nota inscrita na folha de rosto dos autos, segue-se na administração D. Isabel, viúva de João de Mendonça de Vasconcelos.
Outras informações do testamento (f. 2 v.º-7, sendo que as f. 4 e 5 estão cosidas ao contrário):
FILHOS: antes de ser clérigo teve um filho chamado Roque de Figueiredo, falecido, o qual deixara dois filhos varões e uma filha.
TESTAMENTEIROS: Amador de Simões.
ENTERRAMENTO: capela de Nossa senhora da Conceição da mesma igreja.
CONTAS: deve 4400 réis a Vicente Fernandes; contas com o genro deste, Diogo Nunes; deve 2000 réis a Francisco Lomelino de um empréstimo; foi testamenteiro e capelão da capela de Sebastião de Morais “o Velho”.
TESTEMUNHAS: Rodrigo Afonso, clérigo de missa; Vasco Moniz; Pedro Barbosa, filho de Diogo Barbosa; António Ferreira, alcaide do mar. O testamento fora redigido por Bartolomeu Lopes, beneficiado da vila de Machico.
Outros documentos:
Quitação de 1612-07-16 – Refere que o instituidor fora vigário de Água de Pena.
Tomada de consta de 1627-05-14 – Refere que o administrador Roque de Figueiredo era empapelador e residia na cidade do Funchal.
Appraisal, destruction and scheduling
Accruals
System of arrangement
Conditions of access and use area
Conditions governing access
Conditions governing reproduction
Language of material
- Portuguese
Script of material
Language and script notes
Physical characteristics and technical requirements
Finding aids
Allied materials area
Existence and location of originals
Existence and location of copies
Related units of description
Notes area
Alternative identifier(s)
Access points
Subject access points
Place access points
Name access points
Genre access points
Description control area
Digital identifier
Institution identifier
Rules and/or conventions used
INTERNATIONAL COUNCIL ON ARCHIVES – ISAD(G): General International Standard Archival Description: adopted by the Committee on Descriptive Standards, Stockolm, Sweden, 19-22 September 1999. 2nd ed. Ottawa: CIA/CDS, 2000. ISBN 0-9696035-5-X
DIREÇÃO GERAL DE ARQUIVOS; PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO; GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007, 325 p.
Status
Draft
Level of detail
Partial
Dates of creation revision deletion
2023.05.08; 2024.10.30
Language(s)
Script(s)
Sources
Archivist's note
FB (AML); FB (AML)