Identity area
Reference code
Title
Date(s)
- 1618 - 1877 (Creation)
Level of description
Item
Archival reference
ABM-JRC-221-04
Context area
Creator/ accumulator
Entail/ Vínculo
Archival history
Immediate source of acquisition or transfer
Content and structure area
Scope and content
Autos de contas da capela de Catarina Afonso, com vários documentos referentes à tomada de contas, datados entre 1605 e 1877.
Não é conhecido o documento de instituição.
Capela instituída por Catarina Afonso, a Galega, com o encargo anual de uma missa cantada ofertada e um trintário serrado no mês de Março, imposto numa fazenda no Jardim de Cima, termo da vila da Calheta. A sentença de abaixamento, desta capela, emitida em 1605-04-22, reduz a pensão para uma missa anual em virtude dos motivos apresentados na petição do administrador Luís Gomes, sobrinho da instituidora, a saber: a fazenda ao tempo da instituição era de canas e rendia em cada ano duas a três tarefas de açúcar também dava "um ano por outro" duas pipas de vinho e além disso, tinha umas casas que nesta época - 1598 - já não existiam.
Acrescenta que "pela muita diminuição em que vieram as terras da ilha" e pelo facto das terras desta terça serem "dependurados as llevarão as águas das invernadas e já não dá vinha per razão das alforas que tudo tem destruído e não rendem para cumprir a obrigação". Um depoimento de uma testemunha refere que a fazenda neste estado valia apenas quinhentos réis anuais e cada vez valia menos por ser terra de salão.
O instrumento de alargamento da fazenda foreira, feito em 1626-08-05, por Maria Farinha, viúva de André Fernandes, a Manuel Martins, menciona que esta propriedade está no Jardim de Cima e confronta pelo Sul e Noroeste com Manuel Martins e Norte e Leste com a dita Maria Farinha, e está obrigada a um foro de duas galinhas anuais pagas a Luís Gomes da Ribeira Brava, além de uma missa cantada por alma de Catarina Afonso Galega.
Primeiro e último administradores: seu sobrinho Baltazar Fernandes e Tomásia de Agrela.
Administrador em 1838 (índice): António de Sousa Gomes.
Observações:
Contém uma citação feita em 1870-11-10 a Tomásia de Agrela, filha de João Fernandes, para prestar contas desta capela desde 1840; uma sentença do administrador do Concelho em que julga a conta tomada à revelia da administradora desta capela, com a condição de passados 10 dias a sentença transitar para julgado.
O processo transitou posteriormente para o Tribunal da Comarca da Ponta do Sol, embora não tenha tido continuidade, sendo-lhe apenas acrescentada uma nova folha de rosto. Não foi remetido para a Administração do Concelho tendo sido encontrado junto com os processos dos tribunais das Comarcas.
Appraisal, destruction and scheduling
Accruals
System of arrangement
Conditions of access and use area
Conditions governing access
Conditions governing reproduction
Language of material
- Portuguese
Script of material
Language and script notes
Physical characteristics and technical requirements
Finding aids
Allied materials area
Existence and location of originals
Existence and location of copies
Related units of description
Notes area
Alternative identifier(s)
Access points
Subject access points
Place access points
Name access points
Genre access points
Description control area
Digital identifier
Institution identifier
Rules and/or conventions used
INTERNATIONAL COUNCIL ON ARCHIVES – ISAD(G): General International Standard Archival Description: adopted by the Committee on Descriptive Standards, Stockolm, Sweden, 19-22 September 1999. 2nd ed. Ottawa: CIA/CDS, 2000. ISBN 0-9696035-5-X
DIREÇÃO GERAL DE ARQUIVOS; PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO; GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007, 325 p.
Status
Draft
Level of detail
Partial
Dates of creation revision deletion
2023.03.30; 2024.10.29
Language(s)
Script(s)
Sources
Archivist's note
FB (AML); FB (AML)