Showing 2 results

Archival description
Francisca Fernandes entail archive
Print preview View:

Will

DOCUMENTO/DATA DE INSTITUIÇÃO: testamento (f. 2 a 7 v.º) aprovado em 1624-10-11, na cidade do Funchal, pelo tabelião público de notas por el-rei no Funchal e seu termo, João Luís Botelho; aberto em 1624-10-12, na presença do juiz ordinário Gaspar de Bettencourt de Sá. Traslado de 1796.
MOTIVAÇÃO DA FUNDAÇÃO: encontrava-se doente na cama; para descarrego de sua consciência (f. 2 v.º).
ENCARGOS PERPÉTUOS: uma missa cantada anual pelos finados, com oferta (não especificada) sobre sua sepultura, celebrada no convento de São Francisco.
REDUÇÃO DE ENCARGOS: a informação do procurador do Resíduo (f. 20), esclarece que esta capela não foi reduzida pela componenda de 1814-03-20, mantendo-se a mesma pensão. Porém, a petição do administrador João de Carvalhal Esmeraldo (f. 32), contesta que este vínculo foi compreendido em tal redução e adstrito à capelania de missas celebradas na ermida de Santo António, Freguesia da Ponta do Ponta do Sol, o que é confirmado pela informação que se segue do escrivão da Provedoria da Comarca, datada de 1819-12-16. Em 1819-01-28 (f. 24-30), o administrador João Carvalhal Esmeraldo Vasconcelos Bettencourt obtém indulto apostólico de componenda das pensões caídas das capelas que administra.
SUCESSÃO: nomeia o marido, sucedendo-lhe a filha Filipa de Sá. Não tendo geração, ficaria sucessivamente às outras filhas Simoa e Beatriz e seus descendentes, sempre no parente mais chegado.
BENS VINCULADOS: deixa a terça dos bens "com o dito encargo" (f. 3 v.º). Na folha de rosto do processo, refere-se que é imposta na fazenda da Boa Vista, acima do Monte.
ÚLTIMO ADMINISTRADOR: Conde de Carvalhal.
OUTRAS INFORMAÇÕES DO TESTAMENTO (f. 2 a 7 v.º):
Freguesa da Sé (Funchal); irmã da Santa Casa da Misericórdia do Funchal.
FILHOS: Filipa de Sá; Simoa de Sá e Beatriz Antunes de Sá.
TESTAMENTEIROS: o marido.
TESTEMUNHAS: padre Manuel Rodrigues, capelão da Sé, que assina a rogo da testadora; Gaspar de Miranda; Manuel Pereira; Miguel Fernandes, carpinteiro; António Fernandes, sombreireiro; Manuel Jorge, alfaiate; Filipe Soeiro, sapateiro, todos moradores na cidade do Funchal.
ENTERRAMENTO: convento de São Francisco, em cova da irmã Maria Alves e do cunhado Pedro Gomes.
LITERACIA: não sabe escrever.
OUTROS DOCUMENTOS:
F. 15-19 v.º - Traslado da petição, despacho e procuração de João de Carvalhal Esmeraldo Bettencourt Sá Machado.

Fernandes, Francisca (d.1624)