Showing 3 results

Archival description
Ana César entail archive
Print preview View:

Will

Descrição FB não inclui o documento desta cota, meramente referido.

César, Ana (flor.1690)

Dowry deed

DOCUMENTO/DATA DE INSTITUIÇÃO: escritura de casamento e dote (f. 9-10) dos seus bens (exceto de um terço, que disporia por sua morte), feita em 1690-07-29, por D. Ana César ao sobrinho e futuro marido Filipe da Câmara Leme; aprovada pelo tabelião de notas do Funchal, António Lopes Rocha. Testamento aprovado em 1696-05-13, na Ponta do Sol, pelo tabelião António Fernandes Jardim; aberto em 1700-04-17.
ENCARGOS (ANUAIS): nove missas do parto (encargo estabelecido na escritura de dote). Algumas quitações referem a obrigatoriedade das missas serem celebradas na ermida de Nossa Senhora dos Milagres, mas tal não consta da aludida escritura. Em 1817 breve de componenda de legados pios (f. 47-52 v.º).
BENS VINCULADOS: todos os seus bens, exceto a sua terça, que disporia livremente, conforme consta da escritura de dote (f. 9).
SUCESSÃO: o futuro marido, seu herdeiro universal. Ainda que este falecesse antes dela doadora, «poderá também fazer e dispor dos ditos bens que ela doadora lhe dota» (f. 9).
OUTROS VÍNCULOS (no testamento): deixa à sobrinha Antónia, filha de seu irmão Henrique Moniz César, a fazenda da Vargem que tem a pensão de duas missas por ano, bem como a fazenda do Rabazil; à Confraria do Santíssimo Sacramento deixa 40.000 réis para renderem a juro, para azeite da lâmpada e uma missa anual.
ADMINISTRADOR EM 1700 (data das primeiras quitações): o marido.
ÚLTIMO ADMINISTRADOR: João Agostinho Figueiroa Albuquerque e Freitas.
Outras informações do testamento (f. 1 a 8): sem herdeiros forçosos do segundo casamento.
ENTERRAMENTO: capela do Santíssimo Sacramento da igreja paroquial da Ponta do Sol.
LITERACIA: sabe ler e escrever, contudo roga ao beneficiado Manuel da Silva Pereira, cura da igreja de São Pedro do Funchal, que redigisse o testamento e com ela assinasse.
ESCRAVOS: deixa à sobrinha Isabel, filha de Henrique Moniz César, a mulata Quitéria, com a condição de nunca ser vendida e de ser tratada com amor.
OUTRAS PROPRIEDADES: fazendas na Fajã de Nossa Senhora dos Anjos, que deixa ao marido.
LEGADOS: à moça Catarina Coelho deixa um vestido de baeta preta; à ama Joana Rodrigues recomenda que se paguem os anos do seu serviço; um frontal de damasco para a [… dos Milagres, que manda buscar a Lisboa.
TESTEMUNHAS: Manuel Rodrigues da Amoreira; Manuel […], morador na Lombada dos Esmeraldos; Gaspar Pimenta; Martinho Gonçalves; Manuel Rodrigues da Fonte de […]; Domingos de Abreu, moço de casa.
QUITAÇÕES DE PAGAMENTOS de missas e tomadas de contas (1700-1798) (fl. 10ss)
BREVE DE COMPONENDA (1817) (sem foliação indicada).

César, Ana (flor.1690)